Fale com nosso gabinete: (61) 3303-1148

Sessão especial no senado celebra o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

A importância do Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, comemorado no dia 08 de abril, foi lembrado em sessão especial no Senado Federal, nesta sexta-feira (14), realizada pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). “O câncer não é uma doença só do paciente, mas de uma família, uma sociedade. Acredito que podemos chegar antes da partida, com a prevenção e conhecimento.”, comenta o senador.

O evento teve a participação de representantes da Liga Norte Rio-grandense contra o câncer, da ABRACE, do ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, do Instituto Lado a Lado pela Vida, do Grupo Bonitas – RN e também de pacientes oncológicos, voluntários e profissionais da saúde.

Durante a sessão, os componentes da mesa discursaram sobre o importante trabalho que desenvolvem. O presidente da Liga Norte Rio-grandense destacou, a destinação de R$15 milhões de emenda pela bancada federal, por indicação do senador Styvenson Valentim, que está possibilitando a construção do Centro de Diagnóstico e Ensino na cidade de Currais Novos.

A homenageada principal foi a pequena Thyfani Brito Carvalho de 10 anos, que venceu o câncer com a ajuda e apoio do senador. Ela representou todas as crianças que estão lutando contra a doença. “Vi Thifany, ela não tinha noção do que estava enfrentando com três anos de idade. Quando eu ia fazer o meu trabalho voluntário, me fantasiava de capitão américa, levava alegria para aquelas crianças, pois na minha consciência aquele momento podia ser o último delas”, diz o senador.

A doença que afeta milhões de brasileiros, é a segunda maior causa de morte natural no Brasil, são dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O diagnóstico precoce, ainda é o melhor e mais eficiente remédio para o combate ao câncer.

Em seu discurso o senador disse que não há um brasileiro que esteja imune a doença. “Rico ou pobre, mulher ou homem, negro ou branco, não se trata disso. A grande dificuldade hoje do nosso país infelizmente está no cuidar, está na humanidade. Precisamos agir com precocidade, não dá para aceitar perder vidas por negligência, por falta de acompanhamento. Não falta recurso no país, falta interesse”, conclui o parlamentar.

Fonte: ASCOM/Gab. Senador Styvenson